A Herniorrafia Inguinal é uma cirurgia eficaz e amplamente recomendada para tratar a hérnia inguinal, uma condição que causa dor e desconforto significativos. Essa cirurgia corrige o problema ao fechar a abertura que permite a passagem de estruturas internas, aliviando os sintomas e prevenindo complicações.
No post de hoje, falaremos sobre a importância do tratamento cirúrgico, como a hérnia causa desconforto e as possíveis complicações, embora raras, associadas a essa cirurgia. Confira!
Importância do Tratamento Cirúrgico
Quando se tem uma hérnia e as condições clínicas são favoráveis, especialmente no caso da hérnia inguinal, que é o nosso foco de hoje, vale considerar o tratamento cirúrgico. Em situações excepcionais, a discussão pode ser diferente, mas na maioria dos casos, onde a indicação é clara e o risco cirúrgico é baixo, a cirurgia é necessária. Esse procedimento realmente reduz a sensação de dor e o desconforto associados à presença da hérnia.
O Desconforto Causado pela Hérnia
A hérnia pode ser entendida como uma abertura, simplificando, é como um "buraco" no corpo. O desconforto ocorre quando, em situações de esforço, como ao espirrar ou tossir, há um aumento da pressão abdominal, fazendo com que alguma estrutura passe por esse "buraco". Essa passagem de gordura, intestino, apêndice, ou outra parte do corpo, é o que provoca a dor ou o incômodo. Com o tratamento cirúrgico, que envolve o fechamento dessa abertura, geralmente o desconforto e a dor são resolvidos.
Complicações Raras
É importante destacar que uma das complicações da cirurgia de herniorrafia inguinal é a dor crônica. Embora seja uma ocorrência muito rara e limitada a situações muito específicas, ela existe. Entretanto, de modo geral, entende-se que a herniorrafia inguinal melhora significativamente a dor e o desconforto dos pacientes. Em casos excepcionais, pode ocorrer o contrário, mas, como dito, é uma situação extremamente rara.