Agende sua Consulta

Blog

Quais são os preparos e exames pré Cirurgia Bariátrica?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 18/abr/2023

O processo para a realização da cirurgia bariátrica conta com um preparo multiprofissional, já que a obesidade é causada por diversos fatores. Por isso, é fundamental que o pré-operatório desse procedimento receba uma avaliação mais rigorosa.

Neste post,  iremos falar sobre o funcionamento deste processo e seus minuciosos requerimentos, que auxiliam para um melhor preparo do pré-operatório. Acompanhe! 

Como funciona esse processo?

Quando falamos em preparo pré-operatório, precisamos lembrar de uma série de exames e avaliações, porém quando falamos em preparo pré-operatório de cirurgia bariátrica é diferente, algo mais detalhado do que costumam ser os outros pré-operatórios.

A sociedade de cirurgia bariátrica defende um preparo multiprofissional, porque o grande problema da obesidade é que não tem somente uma causa e sim várias. Então é fundamental que sejam abordadas as eventuais causas para que consigam o resultado pós-operatório bastante adequado, dessa maneira o paciente vai passar por um cirurgião bariátrico e profissionais como endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, anestesista, cardiologista ou clínico, e todos eles irão fazer suas específicas avaliações, por vez também com o psiquiatra e com o psicólogo, feitas essas avaliações e com todos de acordo o paciente seguirá para os exames.

Exames e Recomendações necessárias

Os exames, como qualquer cirurgia que considera-se de grande porte, incluem a avaliação pulmonar, avaliação sanguínea com diabetes, coagulação, anemia, dentre outros exames, como a ultrassonografia de abdômen, a ecocardiografia e eletrocardiografia, para que a gente consiga ver bem como está o coração, além de alguns outros exames, como a prova de função pulmonar, onde o paciente tem que assoprar forte na máquina, dessa maneira podemos ver a capacidade de ventilação. 

É interessante que os pacientes percam um pouco de peso antes da cirurgia, com uma dieta mais fracionada, com um volume menor e até mesmo uma dieta líquida, porém com poucas calorias, porque essa perda de peso pré-operatória facilita o procedimento, além de diminuir bastante os riscos dessa cirurgia, que são um pouco aumentados ao ser comparada com outras cirurgias ou com pacientes com o peso não muito alto. 

Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo, se tiverem alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato comigo pelas redes sociais. Até a próxima!

Dr. Wilson Freitas Jr
CRM: 87862
RQE: 19357 Cirurgia Geral
RQE: 19358 Cirurgia Aparelho Digestivo
Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
consulta

Agende aqui
magnifiercross