O que é Colecistectomia e qual sua Indicação?

Tempo de Leitura: < 1 minute
Data de Publicação: 18/nov/2022

A colecistectomia é a cirurgia de retirada da vesícula, que é indicado no caso de algumas doenças, onde mesmo com alguns risco que a cirurgia pode apresentar, a retirada acaba sendo a melhor escolha.

Hoje iremos explicar um pouco sobre a colecistecmia e quando a cirurgia é indicada. Acompanhe!

Colecistectomia

A colecistectomia consiste na retirada da vesícula, órgão responsável por ajudar na digestão. Quando a vesícula apresenta alguma situação de doença, seja ela uma pedra na vesícula, alguns pólipos ou verrugas com mais de 1 ⁄ 2 cm, passam a ser condições para que a gente pense em uma cirurgia.

Tirar ou não tirar a vesícula?

Nessas condições, o que a gente sempre discute, é que o fato de você manter a pedra ou o pólipo, acaba tendo um risco maior do que a própria cirurgia. Claro que a cirurgia tem os seus riscos, assim como qualquer outra decisão tomada pode ter algum risco associado, porém, quando você tem alguma dessas condições, seja pedra ou pólipo, muitas vezes o risco de manter a vesícula é maior do que a própria cirurgia.

Fatores de alerta pós-cirurgia

A gente precisa de alguns cuidados, pois eventualmente, na ausência da vesícula a digestão pode ficar um pouco acelerada, principalmente para alimentos mais gordurosos. Mas como já foi dito, é pior manter um órgão doente, sem uma função adequada, do que retirar.

Isso é pouquinho do que se trata essa cirurgia, se você conhece alguém que tem alguma dessas condições ou precisa fazer essa cirurgia, converse com ele e mostre esse material.