Colonoscopia

Data de Publicação: 13/set/2022

A colonoscopia é um exame de imagem que irá visualizar o intestino grosso e a porção final do intestino delgado, conhecida como íleo.

Esse procedimento é indolor e o paciente é sedado para que não sinta nenhum outro desconforto.

A colonoscopia pode ser feita como um exame de rotina, bem como para identificação ou confirmação de alguma outra suspeita de doença que possa estar acometendo o intestino grosso do paciente.

Para saber mais sobre esse exame, entender como ele é feito, suas indicações e preparos, confira o conteúdo a seguir.

Como é feita a colonoscopia?

A colonoscopia é um exame rápido, que dura entre 20 a 60 minutos.

Ela começa com a sedação do paciente para que não haja nenhum tipo de dor ou desconforto.

Depois, com o colonoscópio, um aparelho fino, flexível e com uma pequena câmera na ponta, o médico percorre todo o caminho do ânus até o início do intestino grosso, por vezes alcança o final de delgado.

Essa câmera transmite as suas imagens para uma tela na sala, por onde o profissional irá se guiar para conseguir realizar o procedimento.

É comum que sejam injetadas pequenas quantidades de ar dentro do órgão para a melhorar a visualização do exame.

Após a finalização, o paciente deve ficar em recuperação por, aproximadamente, duas horas no hospital. Depois desse período, é liberado para voltar para casa.

Na maioria dos casos, é necessário que o paciente vá acompanhado para realizar o exame. Isso porque a sedação pode causar sonolência e desorientação, por isso, não é indicado que o paciente dirija ou vá para casa sozinho.

Quando o exame de colonoscopia é indicado?

A principal função da colonoscopia é investigar e diagnosticar as doenças que acometem o intestino grosso ou o reto.

Por isso, após uma primeira consulta médica para entender o histórico e condição de saúde, ela pode ser indicada pelo médico aos pacientes que apresentam sintomas frequentes de:

• Dores abdominais;
  • Sensação de estufamento;
  • Mudança repentina no padrão das fezes;
  • Sangramento constante nas fezes;
  • Diarreia constante;
  • Perda de peso inexplicável e abrupta.

Algumas doenças que podem ser identificadas pela colonoscopia são:

• Pólipos intestinais - pequenos tumores que podem indicar ou preceder a presença de um câncer de cólon;
  • Doença de Crohn - doença intestinal inflamatória que pode acometer todo o intestino;
  • Tuberculose intestinal - uma complicação da tuberculose pulmonar;
  • Retocolite ulcerativa - doença intestinal crônica que atinge o intestino grosso e o reto;
  • Câncer colorretal - um tipo comum de câncer que manifesta-se no cólon e no reto.

Colonoscopia como um exame de rotina

Além de ter a função de detectar doenças, a colonoscopia já é considerada um exame de rotina para homens e mulheres a partir de 50 anos.

Isso porque ela pode identificar precocemente o câncer colorretal, que citamos logo acima. Quando encontrado em estágio inicial, é tratável e, na maioria dos casos, curável.

Para quem já tem histórico de câncer na família, é indicado que comece a realizar a colonoscopia preventiva a partir de 40 anos.

Caso não haja sinais alarmantes, é recomendado repeti-la a cada 5 anos. Porém, siga as orientações do seu médico de confiança para evitar maiores problemas de saúde.

O preparo para a colonoscopia

Como trata-se de um exame de imagens do interior do órgão, é muito importante que o intestino do paciente esteja o mais limpo possível, ou seja, sem resíduos de alimentos ou fezes.

Por esse motivo, o preparo da colonoscopia pode começar com até 2 dias de antecedência.

2 dias antes do exame

Durante esse período que antecede o exame, é recomendado que o paciente ingira alimentos com fácil digestão.

É o caso das massas, farinha branca, líquidos, iogurtes sem frutas, peixes e ovos.

Evite frutas, verduras, legumes, cereais, leite, alimentos processados e industrializados nesse período.

24 horas antes do exame

Para garantir a limpeza do intestino, nas 24 horas que antecedem o exame é preciso seguir uma dieta totalmente sem resíduos.

Também é indicado o uso de alguns remédios laxativos para ajudar com esse processo de limpeza.

Dependendo da indicação médica, um procedimento de limpeza intestinal também pode ser feito durante esse período.

Alguns medicamentos precisam ser suspensos, já que podem prejudicar a realização da colonoscopia. É o caso de anticoagulantes, AAS ou até mesmo de insulina. Lembre-se sempre que a orientação é feita pelo médico de acordo com o perfil de cada paciente.

Contraindicações da colonoscopia

Mesmo que investigue doenças intestinais, a colonoscopia não é indicada em casos onde o paciente já apresenta alguma condição prévia no intestino.

São os casos de:

• Diverticulite aguda complicada;
  • Obstrução do intestino;
  • Megacólon tóxico.

Além desses, alguns pacientes precisam de uma avaliação mais profunda antes de serem indicados para a realização do exame. É o caso de gestantes no terceiro semestre de gravidez, pacientes que sofreram um infarto recente e quem realiza o uso de anticoagulantes.

Lembre-se: a colonoscopia é um exame indolor e, por isso, não é necessário ter medo de realizar o procedimento.

Cuidar da saúde do seu intestino é fundamental para garantir a saúde e bem-estar geral do corpo.

E não se esqueça de enviar esse texto para amigos e familiares conhecerem a colonoscopia e entenderem a importância desse exame.