Agende sua Consulta

Blog

Entenda o que é a doença diverticular

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 21/mar/2024

A doença diverticular dos cólons é uma condição comum que afeta uma parcela significativa da população, especialmente aqueles com mais de 40 anos de idade. Caracterizada pela formação de pequenas bolsas ou divertículos no revestimento do intestino grosso.

Neste post de hoje, exploraremos os diferentes aspectos dessa condição, desde sua etiologia e sintomas até suas possíveis complicações e opções de tratamento.  Confira! 

A Prevalência da Doença Diverticular

Uma condição muito comum na população, especialmente entre pessoas com mais de 40 anos, é a doença diverticular dos cólons. Ela se caracteriza pela formação de pequenas bolsinhas no revestimento do intestino, resultando em sua protrusão através da camada muscular, dando origem a pequenas saculações que podem ser observadas em exames como a colonoscopia.

Complicações da Doença Diverticular

A doença diverticular, em sua forma isolada, geralmente não apresenta complicações significativas. No entanto, em alguns casos, podem surgir problemas como sangramento, onde em 85% dos casos esse sangramento para sem qualquer intervenção. Podem ocorrer complicações quando ocorre a inflamação dos divertículos, condição conhecida como diverticulite, que demanda mais atenção.

Tratamentos

O tratamento típico para a diverticulite envolve o uso de antibióticos por um período de 7 a 14 dias, o que geralmente leva à regressão dos sintomas. Em casos recorrentes ou graves, pode-se considerar a intervenção cirúrgica para a ressecção do segmento afetado.

Complicações e Sintomas

Além das complicações comuns da diverticulite, como o sangramento, pode ocorrer uma situação mais séria, como a perfuração do intestino. Em casos crônicos, o paciente pode desenvolver uma condição pseudotumoral devido à fibrose e inflamação persistentes, mimetizando um tumor benigno.

A maioria dos pacientes com doença diverticular ou diverticulose é assintomática. Os sintomas geralmente aparecem quando há complicações como sangramento ou perfuração, esta última sendo uma ocorrência rara, mas significativa, associada à diverticulite.

Dr. Wilson Freitas Jr
CRM: 87862
RQE: 19357 Cirurgia Geral
RQE: 19358 Cirurgia Aparelho Digestivo
Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
consulta

Agende aqui
magnifiercross