Agende sua Consulta

Blog

Cirurgia do intestino delgado: quando é indicada?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 18/abr/2024

Alguns pacientes acabam perguntando quando a gente indica uma cirurgia para o intestino delgado, e por incrível que pareça, apesar do intestino ter de 6 á 8 metros de extensão, a gente acaba tendo menos indicação de cirurgia do intestino delgado do que a gente tem do cólon, por exemplo.

Neste texto, vamos detalhar algumas situações que podem exigir a cirurgia do intestino delgado e quando a cirurgia do órgão em si pode ser indicada. Confira!

Cirurgias que afetam o intestino

Alguns procedimentos, como a gastrectomia ou colectomia, podem levar a cirurgia do intestino devido à necessidade de fazer a reconstrução de órgãos como o estômago e o cólon, que são retirado e precisam ser refeitos utilizando o intestino delgado.  

Em algumas questões de apendicite complicada também é preciso tirar todo o cólon direito, um pedacinho do ascendente, o ceco (onde fica o apêndice) e o pedaço final do intestino fino. Agora, cirurgias que a gente indique para o intestino fino é um pouco mais raro, em algumas situações como doença inflamatória intestinal, como, por exemplo, a doença de crohn ou a tuberculose intestinal. Nessas situações de exceção, muitas vezes é indicado a cirurgia para ressecar, para tirar pedaços do intestino delgado, normalmente, pedaços não muito grandes.

Trombose intestinal

Outra condição rara é quando o paciente tem uma trombose, que acontece mais comumente nas pernas, mas, ela pode acontecer nos vasos do intestino, e aí, é uma situação um tanto dramática, que gera uma dor muito importante.

Normalmente, a trombose acontece em pacientes que já tenham alteração circulatória e levam a uma isquemia, a uma necrose, vamos dizer assim, no intestino delgado, e aí a ressecção é muito mais ampla. Mas, acho que isso é exceção, não cabe aqui para assustar ninguém.

Lembrando que o intestino delgado pode ter as suas indicações de cirurgia, mas essas são muito restritas, muito menos comuns do que o intestino grosso, por exemplo.

Espero que vocês tenham gostado. Se tiverem gostado, compartilhem com familiares e amigos e deem um like aqui no nosso vídeo.

Dr. Wilson Freitas Jr
CRM: 87862
RQE: 19357 Cirurgia Geral
RQE: 19358 Cirurgia Aparelho Digestivo
Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
consulta

Agende aqui
magnifiercross