Cirurgia Bariátrica: quando ela é indicada?

Data de Publicação: 17/mar/2023

A cirurgia bariátrica é um procedimento que contempla tanto os  pacientes que estão acima do peso quanto os que possuem alterações metabólicas. Porém, para que esse procedimento aconteça são aplicadas condições pelo Conselho Federal de Medicina

Neste post, iremos falar sobre as condições que são aplicadas para a realização da cirurgia bariátrica e indicações atribuídas aos casos de cada paciente. Acompanhe!

Condições para realizar a Cirurgia Bariátrica

Uma pergunta muito recorrente em nossos atendimentos é: “Quais seriam os pacientes que possuem indicação para a cirurgia bariátrica?” Segundo o Conselho Federal de Medicina, são aplicadas 4 condições para que esse procedimento aconteça:

• O paciente deve ser obeso a partir de um dado objetivo, que no caso seria o índice de massa córporea, um cálculo realizdo divindo o peso, pelo quadrado da altura; toda vez que esse índice for acima de 40, ou estiver entre 35 e 40 e associado com doenças como diabetes, pressão alta, problema de articulçõs, etc;
  • Deve possuir entre 18 a 65 anos, com algumas situações de exceção, que deverão ser pormenorizadas depois.
  • O paciente deve ter tentado, obrigatoriamente, dois anos de tratamento clínico.
  • O indivíduo deve ser obeso há pelo menos 5 anos, para evitar algumas situações desfavoráveis, como por exemplo, uma mulher que acaba de dar à luz e acabou ganhando um peso maior durante a gestação, ou seja, é necessário que ela retorne à sua condição anterior, para analisar se ela teria ou não indicação para realizar a cirurgia.

Indicações para realização do Procedimento

Lembrando que a cirurgia bariátrica, é chamada também de bariátrica e metabólica, pois sua indicação contempla também pacientes que possuem alterações metabólicas, colesterol alto, diabetes, pressão alta e assim por diante, ou seja, não possui indicação somente para quem tem excesso de peso.

Espero que tenham gostado do nosso conteúdo de hoje, se possuir alguma dúvida deixe seu comentário ou entre em contato comigo pelas redes sociais. Até o próximo!