Agende sua Consulta

Blog

Como é o pré e pós da Cirurgia de Gastrectomia?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 17/fev/2023

A cirurgia de Gastrectomia, por ser um procedimento de grande porte, necessita de um pré-operatório extremamente detalhado e o cuidado deve se manter durante seu pós-operatório, para que o paciente não apresente complicações. 

Neste post, iremos explicar um pouco sobre os procedimentos que devem ser realizados durante o pré e pós-operatório da Cirurgia de  Gastrectomia. Acompanhe!

Como funciona o Pré-operatório da Cirurgia de Gastrectomia?

Quando temos indicações, doenças ou diagnósticos específicos que requerem a retirada de uma parte ou todo o estômago, entende-se que para se propor esse tratamento o pré operatório deve ser bastante detalhado.

Primeiro, obviamente fazer uma endoscopia, que hoje é um dos exames que irá ajudar nesse diagnóstico de doença do estômago; em seguida, como trata-se de uma cirurgia de grande porte, é importante realizar um preparo que busque avaliar a parte, cardiológica, respiratória e a parte de coagulação.

Para a parte do coração, é necessário realizar o eletrocardiograma juntamente com o ecocardiograma. A área do pulmão é realizado o raio-x do tórax e dependo do diagnóstico apresentado que resultou a decidir pela cirurgia, é feita uma tomografia para ver se há disseminação de doença ou nâo, seja no pulmão, algum órgão do abdômen, fígado, linfonodos da barriga entre outros. Além disso, deve-se passar com o anestesista, que vai discutir as interações ou as eventuais interações desse procedimento um pouco mais longo e trabalhoso.

Como funciona o Pós-operatório da Cirurgia de Gastrectomia?

Uma vez feita a cirurgia, o paciente com uma parte pequena ou sem parte nenhuma do estômago, será introduzido em uma dieta bastante fracionada, ou seja, deverá comer poucas porções várias vezes por dia.

Quando se retira o estômago inteiro, é introduzida uma dieta líquida para o paciente manter após vários dias depois da cirurgia.

Cuidados ao sair do leito de Cirurgia

O paciente quando realiza a cirurgia de grande porte, recomendamos que ele não fique somente acamado, porque isso pode dar algumas complicações pulmonares, trombose etc. Assim que ele sai da cama, consegue se sentar e caminhar um pouco, isso auxilia com que o ritmo de seu intestino recomece mais rápido. 

De qualquer maneira, assim como qualquer cirurgia grande, pedimos que o paciente tenha cuidado com o esforço físico, ou seja, não fazer força exagerada. A dieta será reintroduzida aos poucos e depois de uma semana, dez dias, já é possível voltar a vida praticamente normal.

Gostou do conteúdo? Tem mais dúvidas, deixe nos comentários ou entre em contato comigo pelas redes sociais!  

Dr. Wilson Freitas Jr
CRM: 87862
RQE: 19357 Cirurgia Geral
RQE: 19358 Cirurgia Aparelho Digestivo
Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
consulta

Agende aqui
magnifiercross