A gastrectomia é a cirurgia de retirada de uma parte ou de todo o estômago, um procedimento indicado em casos específicos, como úlcera difíceis de tratar, câncer, entre outros.
Neste vídeo, iremos explicar um pouco sobre a gastrectomia e quando a cirurgia é indicada. Acompanhe!
O que é a Gastrectomia?
Ao falarmos sobre gastrectomia, precisamos ter em mente seu significado, o qual se trata da retirada de uma parte ou de todo o estômago. Isso por vezes assusta, quando é colocado dessa maneira, mas é importante lembrar que este procedimento não é realizado em qualquer pessoa, há indicações e causas, para que este procedimento seja prescrito.
Causas que podem levar ao procedimento
Podemos recordar, por exemplo, uma úlcera de difícil tratamento, em que o procedimento clínico com medicação, já foi utilizado por diversas vezes. Apesar dessas situações não ocorrerem com tanta frequência, outras como tumor e cânceres, infelizmente ainda acontecem.
Nesses casos, a gastrectomia, passa a ser um tratamento de escolha, juntamente com eventuais outras, como a quimioterapia, radioterapia, dependendo de cada situação. Porém, é importante ressaltar que a mais comum, ainda hoje é a retirada da parte final do estômago.
Casos e tratamentos sugeridos
Quando a parte mais alta do estômago precisa ser removida, o procedimento necessário é a “gastrectomia total”, ou seja, todo o estômago é retirado. Esses casos, são mais comuns quando o paciente é portador de câncer, onde diferentemente do que era visto há 20/25 anos, atualmente tende a ter uma resposta de cura mais eficaz e comum, principalmente em diagnósticos identificados no estágio inicial.
Fatores de alerta para possível diagnóstico
Pessoas que frequentemente se queixam de dores no estômago e precisam de muita medicação para esse alívio, é fundamental que façam exames como uma endoscopia, para ter a chance de um diagnóstico mais precoce.
Espero que vocês tenham gostado do nosso conteúdo de hoje!