Toda cirurgia, inclusive a cirurgia de colecistectomia, precisa de um preparo, que vai depender da idade e das doenças que o paciente, eventualmente, apresente.
O assunto do post de hoje é como funcionam o pré e o pós da cirurgia de colecistectomia. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona o pré-operatório da Cirurgia de Colecistectomia?
Como regra, precisamos fazer uma avaliação radiológica, obviamente ter o diagnóstico, e no caso da vesícula, o ultrassom é um dos melhores exames para confirmação de diagnóstico, e excluir outras condições como anemia, alterações de coagulação, alteração ao raio x de tórax e ao eletrocardiograma, por exemplo.
Feito isso, é sempre importante a avaliação do anestesista, que vai analisar se o paciente usa algum medicamento específico ou teria algum risco de reação com a anestesia, que quase sempre é uma anestesia geral.
Como funciona o pós-operatório da Cirurgia de Colecistectomia?
Em relação ao pós operatório, uma vez retirada a vesícula, o paciente precisa tomar algum cuidado com esforço, como qualquer cirurgia, para evitar a ocorrência de hérnias. Mesmo as cirurgias feitas por robô ou por laparoscopia têm pequenos orifícios, através do qual a gente põe os portais da cirurgia, e também em relação a digestão.
Lembrando que a vesícula guarda a bile, que faz a digestão de gordura, então uma vez retirada a vesícula, a gente só toma cuidado com os alimentos muito gordurosos, que podem dar eventualmente alguns quadros de diarreia, aquela diarreia por gordura, a esteatorréia.
Se vocês gostaram deste conteúdo, não se esqueçam de compartilhar com algum amigo que possa se beneficiar dele, e continue ligado aqui no meu blog e em nossas redes sociais.