Agende sua Consulta

Cirurgias

Colecistectomia

Tempo de Leitura: 4 min.
Data de Publicação: 14/set/2022
Cirurgia Colecistectomia || Dr Wilson

A colecistectomia é uma cirurgia realizada para retirada da vesícula biliar. Esse órgão é responsável por armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado para ajudar na digestão de gorduras no intestino. 

Das doenças do aparelho digestivo, os cálculos da vesícula biliar podem ser a principal causa para levar a retirada da vesícula biliar. 

Para saber mais sobre esse procedimento, suas indicações, preparos, entre outros, confira o conteúdo a seguir. 

É possível viver sem a vesícula biliar? 

Uma pergunta bem comum que os cirurgiões e médicos especialistas recebem é: “Mas, é possível viver normalmente com a retirada da vesícula biliar?”.

A resposta é: sim, é possível! Nosso corpo é muito inteligente e se adapta à retirada desse órgão e a qualidade de vida do paciente não é afetada. 

Isso porque a função da vesícula biliar, como falamos acima, é guardar a bile, líquido que é produzido pelo fígado. Esse líquido, por sua vez, é liberado no organismo na hora de digerir as gorduras no intestino. 

Com isso, o paciente que teve sua vesícula biliar retirada tende a ter uma sensibilidade maior para digestão de alimentos gordurosos. 

Ou seja, aqueles que passaram por uma colecistectomia devem seguir uma dieta rigorosa e com baixo teor de gordura, pois, apesar de adaptado à ausência do órgão, o corpo terá maior dificuldade de digerir alimentos gordurosos que pode culminar em diarréias aquosas após ingerir alimentos gordurosos.

Como é feita a Colecistectomia?

Existem dois modos de fazer a colecistectomia: cirurgia convencional, ou aberta, e a cirurgia por laparoscopia. As duas cumprem a mesma função, porém trata-se de duas técnicas diferentes, conforme mostraremos a seguir.

Cirurgia convencional 

Trata-se de uma cirurgia com a abertura de uma incisão para realizar o procedimento. Essa incisão é feita na parte superior direita do abdômen, de modo que o médico cirurgião tenha acesso à vesícula biliar. 

Cirurgia por laparoscopia

A cirurgia por laparoscopia envolve um método mais moderno e minimamente invasivo. 

Nesse caso, todo o procedimento é feito por um laparoscópio, aparelho que possui uma câmera e transmite as imagens da cavidade interna aos monitores da sala, e pequenas cânulas, que vão permitir separar a vesícula dos outros órgãos e, assim, retirá-la pelo pequenos orifícios já feitos. 

Esses instrumentos são introduzidos por meio de uma pequena incisão no umbigo, permitindo que o médico trabalhe dentro do abdômen, com as ferramentas cirúrgicas e guiando-se pela transmissão do laparoscópio.

Atualmente, a laparoscopia é o método mais comum e utilizado pelos cirurgiões, pois além de mais tecnológico, é minimamente invasivo e permite uma recuperação mais rápida e tranquila do paciente.

Vale lembrar que ambas as cirurgias devem ser feitas com anestesia geral e por um cirurgião especializado em aparelho digestivo. 

Colecistectomia: quanto tempo demora a cirurgia?

A colecistectomia é uma cirurgia considerada simples e rápida, levando cerca de 30 a 40 minutos, em média, para sua realização. 

Essa estimativa de tempo é levada em consideração o procedimento completo, sem complicações - que, para esse procedimento, são consideradas raras.  

Quando a colecistectomia é indicada?

Os casos de indicação da colecistectomia são: 

  • Colecistite - inflamação da vesícula biliar, 
  • Pólipos de vesícula;
  • Câncer de vesícula;
  • Cálculos na vesícula.

O que são cálculos na vesícula?  

Também chamados de colelitíase ou pedras na vesícula, são substâncias em formato de pequenas pedras depositadas na vesícula biliar. 

Os tamanhos podem variar de grão de areia a centímetros, que intensificam os sintomas de dor abdominal, dor nas costas, vômitos e náuseas. 

As pedras na vesícula podem resultar em: 

  • Inflamação da vesícula biliar - colecistite aguda; 
  • Obstrução do canal pancreático - causando possível pancreatite, inflamação do pâncreas; 
  • Obstrução dos canais biliares - pode causar icterícia, ou seja, a coloração amarelada da pele. 

A remoção da vesícula também é indicada em casos de colecistite gangrenosa, ou seja, quando as pedras provocam uma inflamação e bloqueiam o fluxo de sangue para a vesícula biliar, levando ao tecido a necrose.

Qual é o preparo necessário para realizar uma colecistectomia? 

Preparar-se para uma cirurgia é tão fundamental quanto às ações durante ela. E separamos aqui os principais passos para a realização de uma colecistectomia. Confira!

Tire dúvidas

Antes de realizar o procedimento, tire todas suas dúvidas pré e pós-operatório com o especialista: quais medicações precisarão ser tomadas, duração da cirurgia, como funciona o procedimento, anestesia geral, entre outros fatores que podem te deixar apreensivo. 

Além disso, é fundamental conhecer o profissional que vai realizar sua cirurgia, já que o principal risco da colecistectomia pode ocorrer devido a um erro médico como a perfuração de um órgão ou situações semelhantes. 

Por isso, conhecer médicos de referência no tema é fundamental para o procedimento ser eficaz, seguro e efetivo.

Medicações 

Informe ao seu médico logo nas primeiras consultas preparatórias quais medicamentos você está utilizando. 

Isso porque, em alguns casos, os remédios precisarão ser pausados para a realização do procedimento.

Além disso, caso você continue com o uso, a equipe cirúrgica já estará informada, bem como os demais médicos e enfermeiros do hospital. 

Alimentação

É importante que você mantenha a alimentação saudável independente de ter problemas de saúde ou não, visto que este é um ótimo meio de prevenir possíveis doenças. 

Para pessoas que já foram diagnosticadas com problemas que requerem a colecistectomia, é ideal que consumam alimentos leves e sem gorduras, assim como também será indicado após a operação.

O próprio hospital oferecerá um serviço de nutricional adequado para realização da cirurgia, que será indicada de acordo com a recomendação médica. 

Recomendações para o pós-operatório

Saiba quais são as principais recomendações para você se recuperar prontamente após a sua colecistectomia. Confira:

  • Evite realizar grandes esforços físicos como carregar pesos;
  • Siga com uma dieta saudável: prefira carnes magras, carnes brancas, verduras e frutas;
  • Beba muita água;
  • Atente-se aos medicamentos prescritos, eles são de extrema importância para sua recuperação;
  • Mantenha as consultas médicas de rotina.

Lembre-se que essas são recomendações gerais. Após a realização do procedimento, o seu médico passará todas as orientações específicas para o seu caso - e é muito importante segui-las! 

Para ver outros conteúdos de prevenção e saúde do aparelho digestivo, confira o nosso blog! 

Não se esqueça de compartilhar esse texto com os seus amigos e familiares e levar informação de qualidade a todos. 

Dr. Wilson Freitas Jr
CRM: 87862
RQE: 19357 Cirurgia Geral
RQE: 19358 Cirurgia Aparelho Digestivo
Dr. Wilson Rodrigues de Freitas Junior é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
consulta

Agende aqui
magnifiercross